compositor, pianista, teórico musical



Formulação de um modelo estrutural para o tonalismo oitocentista a partir da revisão crítica de bibliografia teórica histórica

Pesquisa realizada na Universidade Estadual de Maringá-PR, Brasil, de 2010 a 2014

Sendo um compositor seriamente preocupado em compreender os segredos da arte da Música e um professor de todos os níveis de composição e teoria musical, eu tenho me dedicado por mais de duas décadas à pesquisa de uma forma eficiente de localizar, explicar e grafar, de uma maneira sintética, clara e pedagógica, a coerência construtiva dos repertórios tonais, em especial os da segunda metade do século XIX. Para realizar isso, foram preparadas diversas análises de obras importantes do repertório erudito ocidental e foram feitos estudos e diálogos críticos de textos teóricos históricos que cobrem um território de cerca de 2000 anos de teóricos musicais, desde por exemplo Pitágoras, Boécio, Prosdócimo, Zarlino e Tartini, até teóricos dos séculos XIX e XX, tais como Gottfried Weber, Hugo Riemann, Schoenberg e Schenker. Dado o meu interesse principal no repertório Romântico tardio, minhas fontes mais importantes são, quer de forma direta ou quer mediados por musicólogos atuais, textos do século XIX e início do século XX de autores como Gottfried Weber (1779-1839), Moritz Hauptmann (1792-1868), François-Joseph Fétis (1784-1871), Arthur von Oettingen (1836-1920), Carl Friedrich Weitzmann (1808-1880), Rudolf Louis (1870-1914), Ludwig Thuille (1861-1907), Sigfrid Karg-Elert (1877-1933), Arnold Schoenberg (1874-1951) e, em especial, Hugo Riemann (1849-1919). Com este ponto de partida, esta pesquisa pretende propor uma maneira diferente de explicar os procedimentos composicionais do Tonalismo Expandido (também dito Cromático) do final do século XIX, construída a partir da revisão crítica do imaginário teórico oitocentista e formalizada em um Modelo Estrutural apresentado como um sistema lógico dedutivo provavelmente preparado “à maneira dos geômetras” (como na Ética de Spinoza) da forma mais objetiva possível, em contraposição à subjetividade da grande maioria dos trabalhos teóricos nesta área. Com esta pesquisa pretende-se recuperar para os estudiosos do século XXI parte do imaginário musical teórico do século XIX, imprescindível ao entendimento do repertório oitocentista e razoavelmente desconhecido das metodologias tradicionais de instrução musical de hoje. Também serão recolhidos, revisados criticamente e preservados os arquivos de análises minhas de repertório previamente realizados, reformatados como material ilustrativo do Modelo Estrutural proposto.

Objetivos

  1. Propor uma maneira diferente de explicar os procedimentos composicionais do Tonalismo Expandido (também dito Cromático) do final do século XIX, construída a partir da revisão crítica do imaginário teórico oitocentista e formalizada em um Modelo Estrutural apresentado em um sistema lógico dedutivo.
  2. Recuperar parte do imaginário musical teórico do século XIX, imprescindível ao entendimento do repertório oitocentista e razoavelmente desconhecido das metodologias tradicionais de instrução musical de hoje;
  3. Recolher, revisar criticamente e preservar arquivos de análises minhas de repertório previamente realizados, reformatados como material ilustrativo do Modelo Estrutural proposto;
  4. Criar material bibliográfico instrucional para o ensino do cânone ocidental de Estruturação Musical.


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