compositor, pianista, teórico musical

Command disabled: diff


4.

Grammatica (1993-1995)

um livro de 14 peças para piano solo dividido em quatro episódios.


ESTRUTURA DO LIVRO
0. Fuga Iniziale
Episodio Primo 1.1. Allegro e Fuga
1.2. Invocazione e Fuga
Episodio Secondo 2.1. Moto Perpetuo e Fuga
2.2. Elegia e Fuga
Episodio Terzo 3.1. Novelletta e Fuga
3.2. Variazioni e Fuga
Episodio Quarto 4. Ballata


Esta é uma coleção de 14 estudos para piano, baseada no notório conceito de um livro de prelúdios e fugas, escrita dentro da égide de um mundo sonoro neoclássico. Estes estudos lidam no entanto mais com problemas composicionais do que com problemas mecânicos de execução pianística, e de certo modo gravam o histórico e a evolução de meus gostos e interesses musicais e de meu próprio desenvolvimento como compositor e pianista durante a época de sua composição, entre os anos de 1993 e 1996. Daí vem o nome “Gramática” para esta coleção: de certa maneira, ela foi meu caderno de exercícios de gramática musical.

O projeto do ciclo partiu da idéia de escrever um livro com sete prelúdios e fugas, cada um trabalhando de maneira um tanto livre com as características arquetípicas básicas de um dos sete modos ocidentais tradicionais: Lócrio, Eólio, Frígio, Jônio, Mixolídio, Dórico e Lídio, aqui listados na ordem em que são introduzidos no ciclo. Cada prelúdio recebeu um nome característico e as catorze peças foram divididas em quatro episódios que aproximadamente correspondem a quatro estágios de desenvolvimento da minha escrita e das minhas preocupações musicais na época. Estranhamente, o par do último prelúdio-e-fuga foi separado e a fuga foi posicionada como introdução para o ciclo como um todo. Seu prelúdio, nomeado “Balada”, foi deixado sozinho como grand finale para o ciclo, pois eu senti que nada possivelmente poderia suceder o seu dramático gesto final.

Em 2015 eu preparei com extremo cuidado uma edição definitiva para esta coleção, às vésperas de seu jubileu de vinte anos. Esta edição consolida e fixa todas as numerosas revisões e reescritas que foram subsequentemente realizadas nestas peças por quase duas décadas desde 1996. Para esta edição, o texto de cada uma destas peças foi minuciosa e cuidadosamente revisado e reeditorado.

A Balada, o Episódio Quarto da Grammatica, recebeu o primeiro prêmio no Projeto Nascente V, categoria Música Erudita, em 1995 (São Paulo-SP, Brasil). O Episodio Primo (Studio e Fuga e Intermezzo e Fuga) foi premiado com o segundo lugar no “X Concurso Nacional Ritmo e Som” da UNESP (Universidade Estadual Paulista, São Paulo-SP, Brasil), em 1994.


partitura:


(viewed 1408 times)
© Copyright 2019 by Marcus Alessi Bittencourt. All rights reserved.
Warning: Unauthorized reproduction or commercial use of all contents of this site is prohibited by Law and subject to criminal prosecution.