compositor, pianista, teórico musical



ORIENTAÇÕES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

mab_2015_7t.jpg
Estes são os projetos de Iniciação Científica que eu tenho orientado desde 2006 na Universidade Estadual de Maringá-PR, Brasil:

Projetos de Iniciação Científica com Bolsa (PIBIC)


  • 08/2019 - 07/2020. Francisco Alves de Oliveira. Um Jardim Cibernético em Shambhala: criação de um ambiente virtual sonoro-musical meditativo automático e infinito, sintetizado algoritmicamente via computador. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil;


  • 08/2017 - 07/2018. Eduardo Figueiredo de Carvalho. Desenvolvimento de material didático multimídia para o ensino-aprendizado online assíncrono de introdução à Harmonia Tonal Musical, com fundamentação na teoria cognitiva do ensino-aprendizagem multimídia. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil;


  • 08/2016 - 07/2017. Marion Cleiton de Almeida. Desenvolvimento e aplicação de experimentos auditivos psicoacústicos para aferir a pertinência e a validade de modelos matemáticos de propriedades harmônicas paradigmáticas criados pelo projeto de pesquisa docente 6182/2014. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil.
    Este trabalho foi premiado com o primeiro lugar entre os melhores da área de Humanas no XXVI Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), Maringá-PR, Brasil, 2017.


  • 08/2015 - 07/2016. João Paulo Costa do Nascimento. Estudo e reconstrução comentada dos exemplos musicais modulatórios constantes do tratado setecentista Llave de la Modulacion de Antonio Soler, realizados por meio do ferramental e da metodologia analítica da Harmonia Funcional contemporânea. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil;


  • 08/2015 - 07/2016. Adoniram Efraim Franchetti. A metodologia analítica da Harmonia Funcional contemporânea como ferramental para elucidar a técnica cromática de escrita musical do compositor renascentista Carlo Gesualdo da Venosa. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil;


  • 08/2014 - 07/2015. Camila Fernanda Silva de Souza. Organização, uniformização metodológica e diagramação digital dos arquivos de análise estrutural de repertório musical criados pelo projeto de pesquisa 1423/2010. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil;


  • 01/08/2012 - 31/07/2013. Daniel de Melo Silva. As inovações de escrita harmônica tonal propostas por Claude Debussy e sua relação com os conceitos musicais de Impressionismo e Simbolismo. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil;


  • 08/2011 - 07/2012. Rodrigo Flamarion Godinho Miranda. O Minimalismo Musical: definição, forma, conceito e importância para a música atual. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil;


  • 08/2010 - 07/2011. Emanuel Vasconcelos Isidoro da Silva. Construção de um Gamelão Javanês virtual no ambiente de programação visual Pure Data, exequível em tempo real via computação física. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil;


  • 08/2009 - 07/2010. Emanuel Vasconcelos Isidoro da Silva. O Processo criativo e a linguagem musical do compositor Pierre Henry, analisados através de sua obra Apocalypse de Jean, de 1968. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil;


  • 08/2008 - 07/2009. Mauricio Perez. Criação de documentação técnica bibliográfica para o projeto de pesquisa SICPDS-FA/UEM e seu Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (LAPPSO-UEM). Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil.


Projetos de Iniciação Científica sem Bolsa (PIC)


  • 08/2017 - 07/2018. Ana Clara Carrijo Martins. Implementação e teste de um aplicativo online multimídia em Javascript para a aplicação e correção automática de exercícios de encadeamento harmônico homofônico a 4 vozes como componente de ensino-aprendizado online assíncrono de introdução ao estudo da Harmonia Musical de prática comum. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil;


  • 08/2011 - 07/2012. Emanuel Vasconcelos Isidoro da Silva. O Primeiro movimento da Sinfonia nº4 em Fá menor, Op. 36, de Piotr Ilitch Tchaikovsky: estudo da mutação da Forma Sonata Clássica adaptada ao Tonalismo Expandido. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil;


  • 08/2009 - 07/2010. Mauricio Perez. Criação de um modelo computacional de um sintetizador modular analógico no ambiente de programação visual Pure Data. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil;


  • 08/2008 - 07/2009. Erico Bondezan. O estudo de tratados teóricos dos séculos XV, XVI e XVII como ferramenta de análise e interpretação de repertório musical renascentista. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil.
    Este trabalho foi premiado entre os melhores da área de Humanas no XVIII Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), Londrina-PR, Brasil, 2009.


  • 08/2008 - 07/2009. Cristiano Americo de Oliveira. Análise comparativa dos princípios históricos de condução de vozes. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil.





(viewed 1500 times)
© Copyright 2019 by Marcus Alessi Bittencourt. All rights reserved.
Warning: Unauthorized reproduction or commercial use of all contents of this site is prohibited by Law and subject to criminal prosecution.