compositor, pianista, teórico musical

Command disabled: diff


26.

KA: ópera radiofônica acusmática em nove cenas (2002)

música eletroacústica; gravação gerada em computador.

Libreto e música compostos e produzidos por Marcus Alessi Bittencourt,
baseado no conto homônimo de Velimir Khlébnikov (1885-1922).
Duração: 1h 46'
Canais: 2


KA é a sombra da alma. Sua chegada vai assinalar um caleidoscópico traslado temperado com a poeira das religiões e dos mitos orientais. KA trará o Sol dos sacerdotes egípcios e revelará a grandeza de Ekhnaten. KA trará o mar dos Eddas escandinavos, a terra e o ar de um mitológico Japão, o Falso Profeta do Islã. Ele ilustrará os conceitos cristãos do Bem e do Mal, apontará a antiga China, a Grécia de Péricles, os Citas de Addia-Saka, o amor do homem comum. Os séculos são, efetivamente, sua cadeira de balanço. A proposta desta ópera é uma descida alucinada aos confins das Épocas, uma espiral onde o Tempo e o Espaço tornar-se-ão um só, fundidos no Universal, na Morte. O mundo inteiro desfilará como orquestra para materializar em forma de música esta obra do grande poeta russo Khlébnikov, escrita no ano de 1916. Aqui tentamos conjurar o milagre da Acusmática, cuja ação permite que os sons desincarnem de suas simples funções de índice das fontes sonoras e se transubstanciem em Música. Nem mesmo os sons normalmente considerados não-musicais, os ruídos, podem resistir a tal força. KA é um mural de uma hora e quarenta e seis minutos de som organizado, um painel vasto, colorido, todo apimentado com um orientalismo fictício gerado em laboratório. Estranhos sistemas de afinação e temperamento, complexas metodologias rítmicas, novas técnicas de orquestração, tudo foi especialmente reinventado e projetado para evocar um mundo de aparências enganadoramente realistas mas marcado pelo surrealismo que é comum às paragens dos sonhos. Os sons utilizados são, em sua grande maioria, sons gravados: vozes de pessoas cantando e falando, ruídos de todos os tipos e uma quantidade imensa de instrumentos musicais. Algoritmos e programas de computador foram especialmente desenvolvidos pelo compositor para este projeto, com o intuito de misturar, soldar, transformar, multiplicar, aglomerar, enfim, formatar a marretas todo seu arsenal sonoro, desde as mais minúsculas partículas até os blocos gigantes que formam as nove cenas desta obra. Nenhum executante participa da execução ao vivo da peça, que consiste exclusivamente na reprodução de sons previamente gravados. A versão de concerto de KA comporta atualmente duas pistas de áudio que são espacializadas em oito canais por meio de um sistema digital surround calculado em tempo real. A versão radiofônica consiste, obviamente, na matriz estéreo da peça.
A estréia mundial de KA em sua versão surround de oito canais ocorreu no dia 19 de Maio de 2002 na Universidade Columbia em Nova York, Estados Unidos. A primeira audição radiofônica foi dada pela WHPK 88.5 FM de Chicago, Estados Unidos, em 18 de Dezembro de 2002. A obra foi transmitida também pela Rádio USP FM 93,7 MHz, São Paulo, Brasil, no programa Paisagem, dividida em duas partes em 06/03 e 03/04 de 2005.



complete scorelibretto completo



Gravações:


INFORMAÇÃO TÉCNICA
Duraçãoaproximadamente 1 hora e 46 minutos
Número de CanaisEstéreo. A versão de concerto é para ser difundida ao vivo por um sistema de processamento digital em tempo real de 8 alto-falantes
Música, execução, engenharia de som, programação computacional, produção e direçãoMarcus Alessi Bittencourt. Criado no estúdio Zoológico, New York, USA
LibrettoMarcus Alessi Bittencourt, baseado no conto homônimo do poeta russo Vielimir Khlebnikov (1885-1922).
© 2002 by Marcus Alessi Bittencourt.
All Rights Reserved.


VOZES DOS PERSONAGENS
The Poet
Christopher Bailey

AM Narrator
Ramin Arjomand

Ka
Marcus Bittencourt

The Scientist from the year 2222
Steven Kane

Gramophone voice
Vielimir Khlebnikov

Amenofis
Rodney Holman

A Painter
Ramin Arjomand

Mohammed
Alexandre Tannous
Beach Girls
Miriam Weiss
Amanda Wolf

Grotesque choir, Fishermen's choir, Niam-Niams
Marcus Bittencourt

A Muslim
Alexandre Tannous

A Fisherman
Ramin Arjomand

Laili
Lilian Pelaez

Citizen's Choir
Christopher Bailey
Marcus Bittencourt
Lilian Pelaez
Stammering voices
Hiroya Miura

A Stranger
Marcus Bittencourt

Old Ape
Christopher Buchenholz

White One
Lilian Pelaez

Ekhnaten, Black Ape
Rodney Holman

A Merchant, his Assistant, his Parrot
Marcus Bittencourt

Woman with the jar
Lilian Pelaez
Spoken choirs
Steven Kane
Ramin Arjomand
Marcus Bittencourt
Fernando Gomez-Evelson
Alexandre Tannous

The Egyptian Priests
Fernando Gomez-Evelson
Ramin Amir Arjomand
Marcus Alessi Bittencourt
Alexandre Tannous
Steven Kane

other singing voices
Amanda Wolf
Mary Catherine Ford
Rodney Holman
Marcus Bittencourt
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
The Bogliasco Foundation
The Computer Music Center of Columbia University
(viewed 1059 times)
© Copyright 2019 by Marcus Alessi Bittencourt. All rights reserved.
Warning: Unauthorized reproduction or commercial use of all contents of this site is prohibited by Law and subject to criminal prosecution.