compositor, pianista, teórico musical

Command disabled: diff


45.

Aquamarine (2016)

música eletroacústica; gravação gerada em computador.
aquamarinestone.jpg
Duração: 11' 36''
Canais: 2

Aquamarine (ou Água-Marinha, em português) retrabalha o mundo sonoro de Be2+(Beryllium), no qual uma núvem harmônica de sons sintéticos coordena a revolução de duas entidades de sons sintéticos de cordas beliscadas que a ela reagem por meio da enunciação de texturas musicais obsessivas e por vezes excentricamente imitativas. A obra inicia-se em um certo estado de indefinição harmônica e pouco a pouco vai aventurando-se pelo espaço de alturas até um encontro final com uma estrutura tímbrica de irresistível apelo, ainda que um tanto tóxica. Esta “aventura” harmônica inclui dezessete estágios, cada um fabricado a partir do amálgama de nove aspectos de altura selecionados dentre o conteúdo espectral frequencial de duas notas diferentes de altura definida.

Enquanto o ideal sonoro da obra original para dois violões e sons eletrônicos era o de um grupo de câmara pequeno e mais intimista, a espacialização de Aquamarine busca uma ambientação ampla e rodopiante, com os sons de violão em temperamento igual de 12 notas da obra original substituídos pelos murmúrios microtonais de uma surreal harpa temperamental e efervescente. Sobre o nome da peça, Água-Marinha é uma variedade azul-esverdeada de berilo, um mineral de ocorrência natural composto principalmente por ciclossilicato de berílio e alumínio: Be3Al2(Si O3)6.


gravação:


(viewed 1710 times)
© Copyright 2019 by Marcus Alessi Bittencourt. All rights reserved.
Warning: Unauthorized reproduction or commercial use of all contents of this site is prohibited by Law and subject to criminal prosecution.