marcusconcertrio_2011_1.jpg Marcus Alessi Bittencourt, compositor e pianista brasileiro/norte-americano nascido em Garland, Texas, EUA, é Professor Associado de Composição e Teoria Musical na Universidade Estadual de Maringá-PR, Brasil . Foi discípulo de compositores como Willy Corrêa de Oliveira, Fred Lerdahl, Joe Dubiel, Jonathan Kramer e Tristan Murail, e estudou Computer Music com Brad Garton e Thanassis Rikakis. Como compositor, é prolífico tanto no campo instrumental como no eletroacústico e a sua música tem sido executada nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Brasil. Sua lista de obras inclui peças para orquestra, grupos de câmara, coro, instrumentos solistas (com destaque para o piano), óperas, além de diversas obras eletroacústicas. Tem se apresentado freqüentemente como pianista, regente, e engenheiro de som, muitas vezes realizando estas funções simultaneamente, como é o caso de seus concertos para piano e sons eletroacústicos ao vivo. Entre os prêmios que recebeu, estão dois Prêmios FUNARTE de Composição Clássica em 2012 e 2010, o primeiro prêmio no Projeto Nascente V de 1996, uma bolsa de estudos da fundação americana Andrew Mellon para realizar pós-graduação na Universidade Columbia em Nova York, e uma residência no Centro Studi Ligure da Fundação Bogliasco em Gênova, Itália. Marcus Bittencourt é bacharel em música (instrumento-piano) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, e mestre e doutor em Composição Musical pela Universidade Columbia de Nova York. Lecionou música na Universidade Columbia, na Lehman College da City University of New York e na College of William and Mary na Virgínia. Atualmente é professor de Composição, Teoria e Computação Musical na Universidade Estadual de Maringá, Brasil, onde criou e também coordena o Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora - LAPPSO.

Sua música pode ser caracterizada como sendo de cunho experimental, e é marcada pelo uso de uma paleta variada de técnicas e de materiais sonoros, que reflete seu interesse e sua investigação nos domínios da forma, da polirritmia e das simultaneidades, do timbre, da perspectiva espacial sonora, da microtonalidade e da orquestração de objetos sonoros. Suas obras são publicadas pela editora Vultur gryphus e parte de sua discografia está disponível pelo selo Electric Music Collective.

 
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