compositor, pianista, teórico musical



ESCRITOS

mab_2015_11t.jpg

Trabalhos completos publicados em periódicos








  • BITTENCOURT, M. A. Resenha do livro: KELLER, Damián Keller e BUDASZ, Rogério(eds.). Criação Musical e Tecnologias: Teoria e Prática Interdisciplinar. Goiânia: Anppom, 2010. In: Organised Sound, v. 16, p. 200-201. Cambridge, Inglaterra: Cambridge University Press, 2011.





Livros publicados





Livros completados, mas ainda não publicados


  • BITTENCOURT, M.A. Tratado de Harmonia, demonstrado à maneira dos geômetras, Livro Um. Trabalho representativo da consolidação da linha de pesquisa apresentado e defendido com sucesso como requisito para a a promoção à classe de Professor Associado do Magistério Público da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil, 2014. 147 p.


  • BITTENCOURT, M.A. The Tn-Type Thesaurus. Última parte do Tratado de Harmonia, demonstrado à maneira dos geômetras, Livro Dois. Maringá, Paraná, Brasil, 2017. 351 p.
    Disponível online na forma do Tn-Type Viewer, cujo aplicativo em javascript está aqui.




Trabalhos completos publicados em anais de congressos (sozinho)









  • BITTENCOURT, M.A. Acousmatics, Sound Objects and Instruments of Music. In: Spark 05 Festival of Electronic Music and Art, 2005, Minneapolis, Minnesota, EUA. Spark 05 Festival of Electronic Music and Art. Minneapolis, Minnesota, EUA : University of Minnesota Twin Cities, 2005. v. único. p. 46-49.




Trabalhos completos publicados em anais de congressos (em parceria)


  • BITTENCOURT, Marcus Alessi; NASCIMENTO, João Paulo Costa do. Uma Análise pela Ótica da Harmonia Funcional Riemanniana dos Exemplos Modulatórios do Tratado Setecentista Llave de la Modulacion de Antonio Soler. In: V Encontro de Pesquisa em Música (V EPEM) 2016, Maringá-PR. Anais do V EPEM. Maringá-PR: Universidade Estadual de Maringá, 2016.


  • FRANCHETTI, Adoniram Efraim; BITTENCOURT, Marcus Alessi. O Cromatismo Renascentista de Carlo Gesualdo da Venosa, Explicado pela Harmonia Funcional Riemanniana. In: V Encontro de Pesquisa em Música (V EPEM) 2016, Maringá-PR. Anais do V EPEM. Maringá-PR: Universidade Estadual de Maringá, 2016.


  • PEREZ, M. ; BITTENCOURT, M.A. Criação de documentação técnica bibliográfica para o projeto de pesquisa SICPDS-FA/UEM e seu Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (LAPPSO-UEM). In: IV Encontro de Pesquisa em Música (EPEM) 2009, 2009, Maringá-PR. Anais do IV EPEM. Maringá-PR : Universidade Estadual de Maringá, 2009.


  • OLIVEIRA, C.A. ; BITTENCOURT, M.A. Análise comparativa dos princípios históricos de condução de vozes. In: IV Encontro de Pesquisa em Música (EPEM) 2009., 2009, Maringá-PR. Anais do IV EPEM. Maringá-PR : Universidade Estadual de Maringá, 2009.


  • BONDEZAN, E. ; BITTENCOURT, M.A. A afinação justa e pitagórica nos tratados do período renascentista e seu uso e interpretação na música coral. In: IV Encontro de Pesquisa em Música (EPEM) 2009., 2009, Maringá-PR. Anais do IV EPEM. Maringá-PR : Universidade Estadual de Maringá, 2009.




Outros artigos publicados em anais de congressos (em parceria)


  • CARVALHO, Eduardo Figueiredo de; BITTENCOURT, M. A. Desenvolvimento de material didático multimídia para o ensino-aprendizado online assíncrono de introdução à harmonia tonal musical, com fundamentação na teoria cognitiva do ensino-aprendizagem multimídia. In: 27° Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2018, Maringá-PR. Anais do 27° EAIC. Maringá: EAIC, 2018.


  • MARTINS, Ana Clara Carrijo; BITTENCOURT, M. A. Implementação e teste de um aplicativo online multimídia em javascript para a aplicação e correção automática de exercícios de encadeamento harmônico homofônico a 4 vozes como componente de ensino-aprendizado online assíncrono de introdução ao estudo da harmonia musical de prática comum. In: 27° Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2018, Maringá-PR. Anais do 27° EAIC. Maringá: EAIC, 2018.


  • ALMEIDA, Marion Cleiton de; BITTENCOURT, M. A. Desenvolvimento e aplicação de experimentos auditivos psicoacústicos para aferir a pertinência e a validade de modelos matemáticos de propriedades harmônicas paradigmáticas criados pelo projeto de pesquisa docente 6182/2014. In: 26° Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2017, Maringá-PR. Anais do 26° EAIC. Maringá: EAIC, 2017.


  • FRANCHETTI, Adoniram Efraim; BITTENCOURT, M. A. A Metodologia Analítica da Harmonia Funcional Contemporânea como Ferramental para Elucidar a Técnica Cromática de Escrita Musical do Compositor Renascentista Carlo Gesualdo da Venosa. In: 25° Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2016, Maringá-PR. Anais do 25° EAIC. Maringá: EAIC, 2016.


  • NASCIMENTO, João Paulo Costa do; BITTENCOURT, M. A. Estudo e reconstrução comentada dos exemplos musicais modulatórios constantes do tratado setecentista Llave de la Modulacion de Antonio Soler, realizados por meio do ferramental e da metodologia analítica da Harmonia Funcional contemporânea. In: 25° Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2016, Maringá-PR. Anais do 25° EAIC. Maringá: EAIC, 2016.


  • SOUZA, Camila Fernanda Silva de; BITTENCOURT, M. A. Organização, uniformização metodológica e diagramação digital dos arquivos de análise estrutural de repertório musical criados pelo Projeto de Pesquisa 1423/2010. In: 24° Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2015, Maringá-PR. Anais do 24° EAIC. Maringá: EAIC, 2015.


  • SILVA, Daniel de Melo; BITTENCOURT, M. A. As inovações de escrita harmônica tonal propostas por Claude Debussy e sua relação com os conceitos musicais de Impressionismo e Simbolismo. In: XXII Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2013, Foz do Iguaçu-PR. Anais do XXII EAIC. Foz do Iguaçu: EAIC, 2013.


  • MIRANDA, Rodrigo Flamarion Godinho; BITTENCOURT, M. A. O Minimalismo Musical: definição, forma, conceito e importância para a Música atual. In: XXI Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2012, Maringá-PR. Anais do XXI EAIC. Maringá: EAIC, 2012.


  • DA SILVA, Emanuel Vasconcelos Isidoro; BITTENCOURT, M. A. Construção de um Gamelão Javanês virtual no ambiente de programação visual Pure Data, exequível em tempo real via computação física. In: XX Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 2011, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPR), Ponta Grossa-PR, Brasil. Anais do XX EAIC. Ponta Grossa: EAIC, 2011.


  • SILVA, E.V.I da ; BITTENCOURT, M.A. O processo criativo e a linguagem musical do compositor Pierre Henry, analisados através de sua obra Apocalypse de Jean de 1968. In: XIX EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica (Paraná), 2010, Guarapuava-PR. ANAIS DO XIX EAIC. Guarapuava-PR: XVIX EAIC, 2010.


  • BONDEZAN, E. ; BITTENCOURT, M.A. A afinação justa e pitagórica nos tratados do período renascentista e seu uso e interpretação na música coral. In: I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação 2010 (CICPG). Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis-SC, Brasil. Anais do I CICPG. Florianóplis: CICPG-UDESC, 2010.


  • PEREZ, M. ; BITTENCOURT, M.A. Criação de documentação técnica bibliográfica para o projeto de pesquisa SICPDS-FA/UEM e seu Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (LAPPSO-UEM). In: XVIII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica (Paraná), 2009, Londrina-PR. ANAIS DO XVIII EAIC. Londrina-PR: XVIII EAIC, 2009.


  • OLIVEIRA, C.A. ; BITTENCOURT, M.A. Análise comparativa dos princípios históricos de condução de vozes. In: XVIII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica (Paraná), 2009, Londrina-PR. ANAIS DO XVIII EAIC. Londrina-PR : XVIII EAIC, 2009.


  • BONDEZAN, E. ; BITTENCOURT, M.A. A afinação justa e pitagórica nos tratados do período renascentista e seu uso e interpretação na música coral. In: XVIII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica (Paraná), 2009, Londrina-PR. ANAIS DO XVIII EAIC. Londrina-PR : XVIII EAIC, 2009.





(viewed 3394 times)
© Copyright 2023 by Marcus Alessi Bittencourt. All rights reserved.
Warning: Unauthorized reproduction or commercial use of all contents of this site is prohibited by Law and subject to criminal prosecution.