Ars Armonica (Ars Magna Consoni et Dissoni): a finalização de um Tratado de Harmonia, demonstrado à maneira dos geômetras, como consolidação de uma fundamentação teórica para uma disciplina da Harmonia Musical no século XXI.
Pesquisa em andamento desde 2019.
Esta pesquisa pretende consolidar as investigações realizadas em dois projetos anteriores do mesmo proponente, a saber, "A formalização e abstração de propriedades psicoacústicas paradigmáticas dos aglomerados de sons de altura definida como embasamento teórico para uma nova disciplina da harmonia" (processo 6182/2014), e "Formulação de um modelo estrutural para o tonalismo oitocentista a partir da revisão crítica de bibliografia teórica histórica" (processo 1423/2010), continuando com a busca a uma resposta para a problemática de como lecionar Harmonia Musical no contexto do mundo globalizado do século XXI e após todos os experimentos musicais do século XX. A partir de um corpo teórico desenvolvido em quase dez anos de pesquisa, vislumbra-se aqui a preparação de um tratado compreensivo de Harmonia Musical em formato livro, que especialmente haverá de incluir o dicionário de tipos transposicionais desenvolvido durante as investigações anteriores, mediado e introduzido por capítulos teóricos elucidativos e explicativos, que desenvolverão uma teoria harmônica que tenta fazer jus a uma releitura crítica de dois mil anos de herança em Teoria Musical, consolidada para uma prática contemporânea no século XXI e organizada em três tomos expostos segundo a metodologia de um sistema lógico-dedutivo, “à maneira dos geômetras”, como na Ética de Baruch Spinoza. O projeto é previsto para ser executado em cinco etapas: a) uma complementação das investigações anteriores, com o desenvolvimento de uma taxonomia de subtipos transposicionais; b) outra complementação das investigações anteriores, com a composição de peças musicais que demonstrem e ilustrem as propriedades harmônicas descritas no corpo teórico desenvolvido pela pesquisa para incorporação como exemplos musicais ao Tratado final; c) consolidação do texto do primeiro tomo do tratado de Harmonia: apresentação das bases teóricas da Harmonia; d) consolidação do texto do segundo tomo do tratado de Harmonia: redução do universo de construtos harmônicos a 351 tipos básicos e estudo detalhado de suas propriedades harmônicas na forma de um Thesaurus; e e) consolidação do texto do terceiro tomo do tratado de Harmonia: aplicação das propriedades harmônicas estudadas nos dois primeiros tomos na concepção de uma tonalidade triádica funcional, com o desenvolvimento e apresentação de uma metodologia analítica e construtiva para a composição musical tonal tradicional.
Objetivos
- Complementação do projeto de pesquisa 6182/2014, com o desenvolvimento de uma taxonomia de subtipos transposicionais, variações de afinação de cada um dos 351 tipos Tn transposicionais elencados por aquela pesquisa, e o estudo do impacto destas variações em suas propriedades harmônicas;
- Complementação do projeto de pesquisa 6182/2014, com a composição de peças musicais que demonstrem e ilustrem as propriedades harmônicas descritas no corpo teórico desenvolvido, para incorporação como exemplos musicais ao tratado final;
- Finalizar e consolidar os conceitos teóricos sobre Harmonia Musical desenvolvidos pelas pesquisas 1423/2010 e 6182/2014 em um Tratado de Harmonia, demonstrado à maneira dos geômetras e em três tomos: um primeiro para a apresentação das bases teóricas generalizadas da Harmonia, um segundo para o “Tn-Type Thesaurus”, acompanhado de diversos capítulos teóricos elucidativos e explicativos, e outro final para a descrição de um modelo estrutural para a tonalidade triádica tradicional de prática comum.
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